Receita : pão de Sal Rosa em 7 Passos.

Atualizado: 14 de Ago de 2018

Rendimento: 6 pães

Vamos aos ingredientes

  • 300 gramas de farinha Forte ( 5stagione, Rizforc, Bagatelle ), na falta deste tipo de farinha use alguma marca premium e adicione um melhorador de pão ( 3 gramas )para formar uma cadeia de glúten satisfatória.

  • 165 ml de água gelada ( tem que estar muito gelada , para garantir adicione gelo para a água ficar gelada) . A dica é coloque 3 pedras de gelo em um copo e vá adicionando água até dar o peso de 165 gramas aí você pega uma colher e vai mexendo a água até o gelo derreter.

  • 6 gramas de Sal Rosa.

  • 6 gramas de banha de porco.

  • 3 gramas de fermento biológico seco

  • 3 gramas de açúcar refinado ou malte seco

Pão artesanal de Sal Rosa

  1. Primeiro passo: Misture todos os ingredientes secos ( Farinha Forte, açúcar ou malte, sal, fermento biológico seco).

  2. Segundo passo: Incorpore a banha de porco a sua mistura seca pressionando com as duas mãos e as esfregando com a banha e a sua mistura seca como se estivesse fazendo uma farofa.

  3. Terceiro passo: Junte a água a sua mistura e sove a massa até obter uma massa homogênea. Coloque a massa dentro de um filme plástico e deixe ela descansar na geladeira por 30 minutos. Este período é muito importante, é quando a massa fará a autólise que é a plena hidratação da farinha e a formação da cadeia de glúten. Lembre-se precisamos desta massa gelada para poder trabalhar.

  4. Quarto passo: Tire a massa da geladeira e corte a massa em 6 pedaços de 80 gramas cada, enfarinhe a sua mesa de trabalho, pegue um rolo de abrir massa e abra cada massa no tamanho de 10cm x 26cm e depois enrole como um rocambole cada massa para modelar o pão.

  5. Quinto passo: Unte uma assadeira com banha de porco e farinha e coloque os seus pães a uma distância de 2 dedos entre eles na vertical e 3 dedos na horizontal para eles terem espaço para o crescimento. Cubra a assadeira com plástico e por cima coloque um pano. O tempo médio de crescimento é de 3 horas, mas deixe eles crescerem até triplicarem de tamanho.

  6. Sexto passo: Este é um dos mais importantes, pré aqueça o seu forno em temperatura máxima de 30 a 40 minutos. Faça um corte com uma lâmina no centro dos seus pães de uma ponta a outra, coloque a assadeira na grade mais baixa do forno durante 7 minutos e jogue um pouco de água na base do forno para formar vapor (este vapor será o responsável para fazer a casca ficar crocante), passados os 7 minutos você colocará a sua forma na grade mais alta do forno e a deixará lá por mais 7 minutos para ele dourar.

  7. Sétimo passo: Retire a sua forma do forno e coloque os pães em uma grade para resfriá-los, esta etapa é importante porque é quando o pão perde umidade para o ambiente e depois a recupera novamente. Espere os pães esfriar e bom apetite!

Chef Rodolpho Seidenberg

CHEF SB

238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo