Matcha e seus benefícios!

Atualizado: 14 de Ago de 2018

Originário da China, no século 9, o Matcha foi usado como medicamento para a cura de várias doenças. Os arbustos de chá são protegidos para evitar a exposição da luz solar direta, que reduz o ritmo de fotossíntese e retarda o crescimento das plantas. Isto fornece as folhas um tom mais escuro e estimula a produção de ácidos de clorofila e aminoácidos.

O Matcha é uma bebida consagrada que é fonte de Vitamina A, vitamina do complexo B, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K e minerais. Ele é rico em componentes com atividade antioxidante incluindo polifenóis, catequinas e clorofila. A presença de aminoácidos, tais como L-teanina e teofilina no Chá de Matcha torna uma bebida embalada de multi-nutrientes. Confira Os Benefícios do Chá de Matcha Para Saúde.

Sistema Imunológico: Como mencionado acima, o Chá de Matcha contém vários antioxidantes, polifenóis, EGCG, L-teanina que contribuem coletivamente para impulsionar a defesa imunológica do corpo e ajuda a oferecer proteção contra vários antígenos.

Poderoso Antioxidante: O Matcha armazena uma grande quantidade de antioxidantes naturais e polifenóis. Uma pesquisa avaliou o poder antioxidante de Chá de Matcha e revelou que, em comparação com outros chás verdes, este tem a maior quantidade de epigalocatequina galato (EGCG), um componente extremamente saudável com inúmeros benefícios. Estes antioxidantes procuram os radicais livres de oxigênio e neutraliza os seus efeitos prejudiciais, assim, protege o corpo contra a ocorrência de distúrbios ou inflamações associadas com o estresse oxidativo.

Para Diabetes tipo 2: O Chá de Matchapode ser valioso para manter o metabolismo saudável em indivíduos diabéticos. Os antioxidantes presentes no Chá de Matcha ajuda na redução dos níveis de triglicérides, colesterol e teor de glicose hepática nos indivíduos diabéticos. Uma investigação realizada em indivíduos diabéticos administrados com Chá de Matcha mostrou que esta erva exerce a sua ação inibidora contra o dano renal e hepático, restringindo a acumulação de produtos finais de glicosação avançada nos rins.

Pó de Matcha.

Para Saúde Cardiovascular: Outra ação importante exercida por epigalocatequina galato (EGCG) presente no chá é a manutenção da saúde cardiovascular. A riqueza desse componente no Chá de Matcha torna uma porção potente para manter os níveis de colesterol baixo. Uma pesquisa sugeriu que EGCG ajuda a reduzir a acumulação de lipídios e promove autofagia nas células endoteliais vasculares.

Potencializador de Energia: O Chá de Matchacontém uma forma saudável de cafeína para não ser confundido com a presente no café. Esta cafeína única forma a conhecida teofilina que sustenta os níveis de energia, sem quaisquer efeitos adversos. A libertação lenta de energia, devido à teofilina nos ajuda a suportar a funcionalidade de glândulas suprarrenais e mantém os ótimos níveis hormonais.

Para Desintoxicação: A clorofila presente no Chá de Matcha acentua a sua eficácia no processo de limpeza do corpo. A clorofila é um excelente desintoxicante que ajuda na limpeza do sangue. Isso ajuda a manter a alcalinidade do sangue e tecidos. A clorofila também ajuda na prevenção da associação de toxinas prejudiciais com paredes do cólon e liberá-los para fora do corpo.

Possui Efeito Calmante: O Chá de Matcha funciona maravilhosamente bem em proporcionar um efeito calmante para o corpo. A l-teanina, um aminoácido original presente no chá verde possui propriedades anti-ansiolíticos que ajuda a impulsionar ondas alfa no cérebro. Estas ondas alfa incentivam o relaxamento e induz uma profunda sensação de clareza mental e estado mais alerta da mente, assim como é transmitida por meio das técnicas de ioga. Um estudo realizado na teanina sugere que ela atua como neurotransmissor que exerce um efeito calmante sobre o cérebro, sem causar qualquer sonolência. Este efeito calmante fornecido pelo Chá de Matcha ajudou os monges budistas na manutenção profunda da concentração durante as suas sessões de meditação e foi a principal razão por trás de sua popularidade. Outro estudo revelou os efeitos anti-estresse de teanina presente no Chá de Matcha auxilia na redução das respostas de estresse fisiológicos e psicológicos por inibir a excitação dos neurônios.

Proteção Contra Infecções: Tal como indicado acima, o Chá de Matcha contém epigalocatequina galato (EGCG), que também é eficaz no combate contra várias infecções bacterianas, virais e fúngicas. Uma pesquisa sugeriu que o EGCG se liga à membrana lipídica e exerce a sua ação inibidora contra o crescimento de vários agentes patogênicos humanos importantes, incluindo o vírus da gripe, vírus da hepatite B e C, vírus de herpes, adenovírus, bactérias Staphylococcus aureus e de Candida albicans levedura. Proteção Contra o HIV: A epigalocatequina presente no matcha também é eficaz na prevenção do HIV. Juntamente com isso, o consumo de Chá de Matcha podem também ajudar na proteção do cérebro de doentes com HIV. Este ato de defesa é atribuída ao poder de penetração de epigalocatequina através das barreira hematoencefálica, que não é viável para os medicamentos antirretrovirais disponíveis comercialmente.

Para Saúde Gastrointestinal: Combinar chá é útil para o tratamento de distúrbios gastrointestinais. O estudo realizado neste domínio revelou que o consumo de Chá de Matchaestimula a excreção fecal e ajuda o corpo a se livrar de substâncias químicas nocivas e toxinas.

Prevenção do Câncer: O Chá de Matcha auxilia na prevenção do câncer, isto é atribuído à presença de epigalocatequina galato (EGCG), que tem propriedades quimiopreventivas. Vários estudos têm mostrado que os polifenóis presentes no Chá de Matcha impede a proliferação de células cancerosas malignas, promove a indução de apoptose e auxilia na redução do risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo de bexiga e colorretal. O EGCG exerce atividades inibidoras e trabalha contra a progressão de tumores da mama e da próstata humanos.


Fonte : https://www.saudedica.com.br/os-16-beneficios-do-cha-de-matcha-para-saude/


CHEF SB

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo